A esperança morreu 2
Algumas pessoas acharam minha última
postagem muito pessimista. Para elas relembro os objetivos da Política Nacional
de Trânsito, seguidos de uma breve avaliação. Começo com o item “Aumentar a
Segurança no Trânsito”.
POLÍTICA NACIONAL DE
TRÂNSITO (PNT)
NÍVEL FEDERAL
OBJETIVOS
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SITUAÇÃO
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2.4.1.
Aumentar a segurança de trânsito
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Segurança não
aumentou em 9 anos de PNT.
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2.4.1.1. Intensificar a
fiscalização de trânsito.
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Incrementada
fiscalização automática fixa de velocidade, mas com alerta de posicionamento,
o que diminui sua eficácia; fiscalização policial nas cidades desapareceu;
fiscalização de infrações de percurso para motocicletas inexistente.
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2.4.1.2. Combater a
impunidade no trânsito.
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Situação inalterada.
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2.4.1.3. Promover a
melhoria das condições de segurança dos veículos.
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Inspeção
veicular de segurança de veículos usados está abandonada; Problema sério,
principalmente para ônibus e caminhões com mais de 10 anos de uso; Fere Art.
104 do CTB.
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2.4.1.4. Promover a
melhoria nas condições físicas e de sinalização do sistema viário,
considerando calçadas e passeios.
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Não ocorreram melhorias;
estradas federais (e muitas estaduais) em péssimo estado. Fere Art. 21 - IV do CTB. Calçadas intransitáveis.
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2.4.1.5. Concluir e
aprimorar a regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro.
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Resoluções
Contran emitidas; mas muitas resoluções não são seguidas por Órgãos do SNT.
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2.4.1.6. Incentivar o
desenvolvimento de pesquisas tecnológicas na Gestão de trânsito.
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Nada significativo executado.
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2.4.1.7. Intensificar a
fiscalização de regularidade da documentação de condutor, do veículo e das
condições veiculares.
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Houve
retrocesso, com a falta de fiscalização policial nas cidades. Milhões de
veículos circulam sem licenciamento válido; idem para motoristas com CNH sem
validade.
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2.4.1.8. Padronizar e
aprimorar as informações sobre vítimas e acidentes de trânsito no âmbito
nacional.
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Projeto RENAEST
está abandonado desde 2009; sem informações; Fere Art. 19 alínea X do CTB.
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2.4.1.9. Estabelecer
bases legais para fiscalização de infrações por uso de bebida alcoólica e
substâncias entorpecentes.
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Houve esforço
legislativo; mas eficácia da fiscalização é quase nula pela pequena quantidade
de veículos abordados diariamente.
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2.4.1.10. Aprimorar o
atendimento às vítimas, no local do acidente de trânsito.
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Houve melhoria nas maiores cidades, com atendimento pelos Resgates de
Bombeiros (esforços estaduais).
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2.4.1.11. Disciplinar a
circulação de ciclomotores, bicicletas e veículos de propulsão humana e de
tração animal.
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Objetivo
abandonado.
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2.4.1.12. Aprimorar a
gestão de operação e de fiscalização de trânsito.
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Nada
significativo realizado.
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2.4.1.13. Intensificar a
fiscalização sobre a circulação dos veículos de transporte de carga, de
transporte de produtos perigosos e de transporte de passageiros.
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Pequeno progresso.
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2.4.1.14. Tratar o
trânsito, também, como uma questão de saúde pública.
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Nada
significativo redundou desse objetivo.
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2.4.1.15. Incentivar o
desenvolvimento tecnológico dos veículos para aumento da segurança passiva e
ativa.
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Desenvolvimento
que ocorreu não foi induzido pelo governo. Montadoras não mantém paridade tecnológica
com veículos similares no exterior. Preço alto (impostos elevados) inibe
aplicação / venda de mais dispositivos de segurança em veículos de entrada.
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Escrito por Paulo R. Lozano em 24 de maio de 2013
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