ABS e outros avanços
Mais uma vez me perguntam sobre termos técnicos. O que é o
tal de freio ABS? Como Funciona? E outras questões. Vou tentar esclarecer
algumas.
Freio ABS – A sigla ABS significa Antilocking Braking System,
ou Sistema Antibloqueio. Em frenagens de emergência (ou frenagens de pânico) em
veículos sem sistema ABS é praticamente certo que uma ou mais rodas sofra
bloqueio de movimento com o veiculo ainda não parado. Essa condição gera
desequilíbrios potencialmente perigosos. Motoristas experientes “sentem” quando
isso acontece e aliviam (uma ou mais vezes) temporariamente a pressão no pedal
do freio, evitando ou interrompendo o (os) bloqueio, mantendo então o veículo
sob melhor controle.
O freio ABS faz o mesmo automaticamente (desde o fim da
década de 70). O funcionamento é relativamente simples: sensores de movimento
nas rodas “percebem” quando uma delas pode parar abruptamente de girar
(desaceleração rotacional rápida demais) e então um sistema eletrônico alivia a
pressão exercida pelo cilindro hidráulico do freio correspondente, evitando o
travamento do movimento. Normalmente esta ação ocorre várias vezes em breves
intervalos, o que resulta em vibração no pedal de freio.
Há alguns mitos a respeito dos freios ABS. Um deles afirma que
os carros param em menor distância em qualquer condição de pista. Errado, sob
certas condições essa distância pode até aumentar um pouco. Os efeitos mais desejáveis ocorrem em
condições de pistas escorregadias (garoa, lama, gelo, neve...), quando a
distância para parar pode diminuir uns 10%. Outro mito é que o ABS pode tirar
os carros da trajetória. Na verdade ocorre exatamente o contrário, o ABS mantém
a estabilidade e a dirigibilidade mesmo em frenagens em curvas, o que é uma
enorme vantagem para a segurança.
Mas há um senão: raramente algum motorista treina o uso do
ABS. Isso deveria ser ensinado nas autoescolas, mas não é. Como em muitas outras
coisas, o uso correto do ABS também requer certo treino para que se consiga
tirar o melhor dele. Um erro comum é um condutor, ao sentir a forte trepidação
no pedal do freio provocada pelo ABS em ação, se assustar e aliviar a pressão do
pé. É a pior coisa que ele pode fazer. Confesso que não há muitos locais
adequados para que motoristas possam treinar frenagens de pânico em várias
condições de pista (molhada, curvas, etc.), mas se alguém puder fazer isso em segurança,
aconselho que faça. Pode ser que você só
precise realmente do ABS uma vez na vida e seria bom estar bem preparado.
Controle de Tração – Esse dispositivo é normalmente empregado
em carros de alta potência, portanto seu uso é um pouco mais restrito. O
Controle de Tração (também conhecido como ASR) evita que as rodas patinem em
arrancadas fortes, mas ele é particularmente efetivo para o controle da
dirigibilidade em pavimentos muito escorregadios, como na presença de neve e
principalmente gelo na pista. Como alternativa para uso em estradas enlameadas,
veículos 4x4 (e até 4x2 especiais) geralmente possuem sistemas de travamento da
ação do diferencial, evitando que a ou as rodas de um só lado fiquem girando em
falso.
Sistemas Eletrônicos de Estabilidade ESP – Esses sistemas
integram eletronicamente o ABS, o ASR e outros sistemas evitando que veículos
derrapem. São muito efetivos em situações extremas, em que o condutor pode
exercer reações perigosas levado por medo/pânico, reduzindo a probabilidade de
derrapagens e perda total de controle do veículo. São sofisticados e utilizados
em veículos caros. Por outro lado, têm sido introduzidos com frequência
crescente em comerciais pesados, como carretas.
Esses sistemas ajudam a segurança veicular ativa.
Espero que as explicações tenham ajudado a esclarecer dúvidas.
Escrito por Paulo R. Lozano em 15 de maio de 2013
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