quarta-feira, 15 de maio de 2013


ABS e outros avanços

Mais uma vez me perguntam sobre termos técnicos. O que é o tal de freio ABS? Como Funciona? E outras questões. Vou tentar esclarecer algumas.

Freio ABS – A sigla ABS significa Antilocking Braking System, ou Sistema Antibloqueio. Em frenagens de emergência (ou frenagens de pânico) em veículos sem sistema ABS é praticamente certo que uma ou mais rodas sofra bloqueio de movimento com o veiculo ainda não parado. Essa condição gera desequilíbrios potencialmente perigosos. Motoristas experientes “sentem” quando isso acontece e aliviam (uma ou mais vezes) temporariamente a pressão no pedal do freio, evitando ou interrompendo o (os) bloqueio, mantendo então o veículo sob melhor controle.

O freio ABS faz o mesmo automaticamente (desde o fim da década de 70). O funcionamento é relativamente simples: sensores de movimento nas rodas “percebem” quando uma delas pode parar abruptamente de girar (desaceleração rotacional rápida demais) e então um sistema eletrônico alivia a pressão exercida pelo cilindro hidráulico do freio correspondente, evitando o travamento do movimento. Normalmente esta ação ocorre várias vezes em breves intervalos, o que resulta em vibração no pedal de freio.

Há alguns mitos a respeito dos freios ABS. Um deles afirma que os carros param em menor distância em qualquer condição de pista. Errado, sob certas condições essa distância pode até aumentar um pouco.  Os efeitos mais desejáveis ocorrem em condições de pistas escorregadias (garoa, lama, gelo, neve...), quando a distância para parar pode diminuir uns 10%. Outro mito é que o ABS pode tirar os carros da trajetória. Na verdade ocorre exatamente o contrário, o ABS mantém a estabilidade e a dirigibilidade mesmo em frenagens em curvas, o que é uma enorme vantagem para a segurança.

Mas há um senão: raramente algum motorista treina o uso do ABS. Isso deveria ser ensinado nas autoescolas, mas não é. Como em muitas outras coisas, o uso correto do ABS também requer certo treino para que se consiga tirar o melhor dele. Um erro comum é um condutor, ao sentir a forte trepidação no pedal do freio provocada pelo ABS em ação, se assustar e aliviar a pressão do pé. É a pior coisa que ele pode fazer. Confesso que não há muitos locais adequados para que motoristas possam treinar frenagens de pânico em várias condições de pista (molhada, curvas, etc.), mas se alguém puder fazer isso em segurança, aconselho que faça.  Pode ser que você só precise realmente do ABS uma vez na vida e seria bom estar bem preparado.

Controle de Tração – Esse dispositivo é normalmente empregado em carros de alta potência, portanto seu uso é um pouco mais restrito. O Controle de Tração (também conhecido como ASR) evita que as rodas patinem em arrancadas fortes, mas ele é particularmente efetivo para o controle da dirigibilidade em pavimentos muito escorregadios, como na presença de neve e principalmente gelo na pista. Como alternativa para uso em estradas enlameadas, veículos 4x4 (e até 4x2 especiais) geralmente possuem sistemas de travamento da ação do diferencial, evitando que a ou as rodas de um só lado fiquem girando em falso.

Sistemas Eletrônicos de Estabilidade ESP – Esses sistemas integram eletronicamente o ABS, o ASR e outros sistemas evitando que veículos derrapem. São muito efetivos em situações extremas, em que o condutor pode exercer reações perigosas levado por medo/pânico, reduzindo a probabilidade de derrapagens e perda total de controle do veículo. São sofisticados e utilizados em veículos caros. Por outro lado, têm sido introduzidos com frequência crescente em comerciais pesados, como carretas.  
 
Esses sistemas ajudam a segurança veicular ativa.
 
Espero que as explicações tenham ajudado a esclarecer dúvidas.

 

Escrito por Paulo R. Lozano em 15 de maio de 2013

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