quinta-feira, 9 de maio de 2013


Algo notável

Algo notável está ocorrendo na cidade de [...]. Transitar ou andar pelas ruas da maior cidade do [país] vem se tornando dramaticamente mais seguro para todos os seus usuários. De 1990 a 2009 as fatalidades envolvendo os usuários das ruas caíram 63%; o trânsito agora está três vezes mais seguro do que em 1990. Ainda mais impressionante, desde 2004 o número de fatalidades no trânsito tem sido menor do que os níveis de 1910, o primeiro ano da contagem histórica. Em 2009 a cidade registrou 256 fatalidades, a menor quantidade de todos os tempos.

Que bom se a notícia acima se referisse a São Paulo, não é? Ou Rio de Janeiro, ou Recife, ou qualquer grande cidade brasileira... Mas esse parágrafo consta da Introdução de um programa de Estudo e Plano de Ação desenvolvido por uma Força Tarefa formada pelos Departamentos de Transporte e de Polícia de uma cidade de nove milhões de habitantes no exterior visando melhorar (ainda mais) a segurança dos pedestres. No gráfico abaixo eles mostram a evolução das fatalidades (todas as de trânsito) ao longo dos últimos anos (nessa cidade a população se manteve estável durante o período da linha verde). A linha marrom é o objetivo que as autoridades dessa cidade perseguirão até 2030.

 


Bem, agora ficou fácil adivinhar, NYC é New York City.

E na maior cidade do Brasil? Para começar estatísticas antigas são indisponíveis. Mas a Prefeitura de São Paulo que, com a municipalização criada pelo Código Brasileiro de Trânsito se tornou RESPONSÁVEL pela segurança do trânsito na cidade vem emitindo um Relatório anual sobre acidentes de trânsito, o qual é preparado (graças à boa vontade da) pela empresa que ela contrata para gerir os assuntos de trânsito da cidade, a CET. O último relatório trás os dados de 2011 (é preciso garimpar um pouco no Site da CET para achar esses relatórios, que são bem elaborados). Vejam as primeiras páginas:

 
Existem “Targets” para a redução de fatalidades de trânsito em São Paulo? Precisa responder? Existe prioridade política do Prefeito atual para que o trânsito na cidade se torne menos violento, mesmo que sem objetivos numéricos definidos? Precisa responder?

Vejamos somente mais duas páginas desse relatório:

 
O que dizer quando vemos que morreram 617 pedestres (em 2011) em São Paulo num ano, sem se considerar imprecisões nos levantamentos de dados, contra 256 fatalidade de trânsito (em 2009) de todos os tipos em NY?  

O que nos faz tão diferentes?

É o que venho tentando mostrar nessas postagens.

Escrito por Paulo R Lozano em 09 de maio de 2013

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