Algo notável
Algo notável está ocorrendo na
cidade de [...]. Transitar ou andar pelas ruas da maior cidade do [país] vem se
tornando dramaticamente mais seguro para todos os seus usuários. De 1990 a 2009
as fatalidades envolvendo os usuários das ruas caíram 63%; o trânsito agora
está três vezes mais seguro do que em 1990. Ainda mais impressionante, desde
2004 o número de fatalidades no trânsito tem sido menor do que os níveis de
1910, o primeiro ano da contagem histórica. Em 2009 a cidade registrou 256
fatalidades, a menor quantidade de todos os tempos.
Que bom se a notícia acima se
referisse a São Paulo, não é? Ou Rio de Janeiro, ou Recife, ou qualquer grande
cidade brasileira... Mas esse parágrafo consta da Introdução de um programa de
Estudo e Plano de Ação desenvolvido por uma Força Tarefa formada pelos
Departamentos de Transporte e de Polícia de uma cidade de nove milhões
de habitantes no exterior visando melhorar (ainda mais) a segurança dos
pedestres. No gráfico abaixo eles mostram a evolução das fatalidades (todas as de
trânsito) ao longo dos últimos anos (nessa cidade a população se manteve
estável durante o período da linha verde). A linha marrom é o objetivo que as
autoridades dessa cidade perseguirão até 2030.
E na maior cidade do Brasil? Para
começar estatísticas antigas são indisponíveis. Mas a Prefeitura de São Paulo
que, com a municipalização criada pelo Código Brasileiro de Trânsito se tornou
RESPONSÁVEL pela segurança do trânsito na cidade vem emitindo um Relatório anual
sobre acidentes de trânsito, o qual é preparado (graças à boa vontade da) pela
empresa que ela contrata para gerir os assuntos de trânsito da cidade, a CET. O
último relatório trás os dados de 2011 (é preciso garimpar um pouco no Site da
CET para achar esses relatórios, que são bem elaborados). Vejam as primeiras
páginas:
Existem “Targets” para a redução
de fatalidades de trânsito em São Paulo? Precisa responder? Existe prioridade
política do Prefeito atual para que o trânsito na cidade se torne menos
violento, mesmo que sem objetivos numéricos definidos? Precisa responder?
Vejamos somente mais duas páginas
desse relatório:
O que dizer quando vemos que morreram
617 pedestres (em 2011) em São Paulo num ano, sem se considerar imprecisões nos
levantamentos de dados, contra 256 fatalidade de trânsito (em 2009) de todos os
tipos em NY?
O que nos faz tão diferentes?
É o que venho tentando mostrar nessas
postagens.
Escrito por Paulo R Lozano em 09 de
maio de 2013
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