terça-feira, 5 de julho de 2011

Belíndia 2

Conforme postagem anterior, começo a mostrar alguns dados a respeito do “sistema trânsito” de Belíndia, acrescidos, pela sua significância dos Estados Unidos, conforme divulgados no “Global Status Report on Road Safety” (GSRRS) – 2009 – da Organização Mundial da Saúde. No Relatório os dados estão na forma de gráficos e tabelas difíceis de reproduzir aqui, portanto os dados foram rearranjados. Vejamos primeiro a evolução das mortes em acidentes no Brasil:


O gráfico mostra de 1981 a 2006 a variação de mortes em acidentes no trânsito por 100 mil habitantes, conforme a fonte do Ministério da Saúde. Percebe-se que o valor oscila em torno de 20. Vamos agora aos resultados da Bélgica:
O gráfico mostra a evolução de 1971 a 2006. Em 1986 o índice estava em torno de 20 mortes por 100 mil habitantes, contra 25 do Brasil. A partir de então observa-se contínuo e forte declínio, com o índice de 2006 já próximo de 10. Agora é a vez da Índia. Infelizmente não há índice relativo, apenas números absolutos de mortes:
De 2002 a 2006 nota-se enorme crescimento, em torno de 40%. A frota indiana de veículos também cresceu, em especial a de veículos com duas e três rodas. Por último, os Estados Unidos:


De 1978 a 2006 percebe-se tendência declinante, embora não tão pronunciada como na Bélgica. Há consenso de que os dados pertinentes aos Estados Unidos e à Bélgica são mais confiáveis do que os do Brasil e da Índia, sendo os nossos provavelmente subestimados.
 
Creio que não há como deixar de se concordar com a falta de evolução no Brasil, mesmo depois da promulgação do novo Código de Trânsito.  
 
Lembrando frases da postagem do dia 22/06/2011:
Resultados: Oopss, isso é o que importa. Resultados... quando os resultados não surgem (supondo-os corretos) algo está errado com o ponto 1 [Abordagens] ou com o ponto 2 [Aplicação das abordagens] ou com ambos, então vamos revê-los e aperfeiçoá-los. É possível contestar a lógica desse raciocínio? Sim, mas somente se alguém levar a sério o ponto seguinte:
Culpados: Assim, quando os resultados não são os esperados, vamos encontrar os culpados...

E os culpados são sempre e somente os motoristas! Já falamos o suficiente sobre isso. Pôncio Pilatos continua fazendo escola.   

Na próxima postagem, mais alguns resultados interessantes do relatório GSRRS 2009.
Escrito por Paulo R. Lozano às 20:00 horas do dia 05/07/2011

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