Mapa da
violência – Cidades
Continuo temporariamente afastado de Brasília.
No Brasil
segurança pública é responsabilidade dos governos estaduais. E segurança no
trânsito é também uma questão de segurança pública, sendo os resultados (em
níveis estaduais), consequentemente, em grande parte imputáveis aos
governadores. AS POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA DOS ESTADOS DEVERIAM
MANDATORIAMENTE INCLUIR COMO ALTA PRIORIDADE DIMINUIR OS ÍNDICES DE MORTOS E
FERIDOS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO NAS CIDADES E ZONAS RURAIS. Mas isso não
acontece. Em algumas postagens já expliquei por quê. Explica, mas não
justifica.
Na postagem
anterior mostrei um gráfico com a evolução da violência causada principalmente
pela criminalidade em quatro estados da Federação. A fim de reforçar os
argumentos daquela postagem, ou seja, o poder que governos estaduais têm de
agir sobre a violência, vale a pena ver o que aconteceu em algumas capitais durante
o mesmo período:
Com relação
à região sudeste mostrei que os índices diminuíram significativamente nos
estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Não mostrei naquele gráfico, mas os
índices aumentaram no Paraná, estado pertencente à região sudeste. No gráfico
acima pode-se ver a evolução negativa que está ocorrendo em Curitiba (pelo menos
até 2008 - 2010).
Com relação
à região nordeste mostrei os brutais aumentos dos índices de violência que
ocorreram em Alagoas e Bahia. Todos os estados do nordeste apresentaram
elevações nos índices, com exceção de Pernambuco, (mais Tocantins e Roraima,
estados pequenos). Os índices de Maceió e Salvador acompanham os
estaduais. Agora, por que Pernambuco melhora enquanto outros Estados do
nordeste pioram tanto? Note-se acima a evolução positiva que vêm ocorrendo em
Recife, que beijou Curitiba em 2010. Esse gráfico comprova que aumentos ou
diminuições de índices de violência não são problemas genéricos de regiões, eles
estão relacionados com as atuações dos governos estaduais. Tendências de
índices relativos são importantes, pois somente eles demonstram com melhor
precisão os resultados da aplicação ou não de políticas, planos e ações
adequadas de médio e longo prazo.
De novo
afirmo, ações positivas que alguns governos estaduais estão executando com
constância de propósitos visando diminuir ano a ano os problemas de segurança
pública PODEM E DEVEM SER REPLICADOS PARA MINORAR PROBLEMAS DE INSEGURANÇA
PÚBLICA RESULTANTES DO TRÂNSITO INCIVILIZADO. Os resultados podem ser ainda
melhores, pois enquanto a criminalidade migra conforme se aperta aqui ou ali,
os motoristas possuem endereço fixo.
Escrito por
Paulo R. Lozano em 113 de abril de 2013
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