sábado, 13 de abril de 2013


Mapa da violência – Cidades

Continuo temporariamente afastado de Brasília.

No Brasil segurança pública é responsabilidade dos governos estaduais. E segurança no trânsito é também uma questão de segurança pública, sendo os resultados (em níveis estaduais), consequentemente, em grande parte imputáveis aos governadores. AS POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA DOS ESTADOS DEVERIAM MANDATORIAMENTE INCLUIR COMO ALTA PRIORIDADE DIMINUIR OS ÍNDICES DE MORTOS E FERIDOS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO NAS CIDADES E ZONAS RURAIS. Mas isso não acontece. Em algumas postagens já expliquei por quê. Explica, mas não justifica.  

Na postagem anterior mostrei um gráfico com a evolução da violência causada principalmente pela criminalidade em quatro estados da Federação. A fim de reforçar os argumentos daquela postagem, ou seja, o poder que governos estaduais têm de agir sobre a violência, vale a pena ver o que aconteceu em algumas capitais durante o mesmo período:
 
 

Com relação à região sudeste mostrei que os índices diminuíram significativamente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Não mostrei naquele gráfico, mas os índices aumentaram no Paraná, estado pertencente à região sudeste. No gráfico acima pode-se ver a evolução negativa que está ocorrendo em Curitiba (pelo menos até 2008 - 2010).

Com relação à região nordeste mostrei os brutais aumentos dos índices de violência que ocorreram em Alagoas e Bahia. Todos os estados do nordeste apresentaram elevações nos índices, com exceção de Pernambuco, (mais Tocantins e Roraima, estados pequenos). Os índices de Maceió e Salvador acompanham os estaduais. Agora, por que Pernambuco melhora enquanto outros Estados do nordeste pioram tanto? Note-se acima a evolução positiva que vêm ocorrendo em Recife, que beijou Curitiba em 2010. Esse gráfico comprova que aumentos ou diminuições de índices de violência não são problemas genéricos de regiões, eles estão relacionados com as atuações dos governos estaduais. Tendências de índices relativos são importantes, pois somente eles demonstram com melhor precisão os resultados da aplicação ou não de políticas, planos e ações adequadas de médio e longo prazo.  

De novo afirmo, ações positivas que alguns governos estaduais estão executando com constância de propósitos visando diminuir ano a ano os problemas de segurança pública PODEM E DEVEM SER REPLICADOS PARA MINORAR PROBLEMAS DE INSEGURANÇA PÚBLICA RESULTANTES DO TRÂNSITO INCIVILIZADO. Os resultados podem ser ainda melhores, pois enquanto a criminalidade migra conforme se aperta aqui ou ali, os motoristas possuem endereço fixo.

Escrito por Paulo R. Lozano em 113 de abril de 2013

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